Olá queridos e queridas 😘

Já começo o post de hoje perguntando: Você se considera uma pessoa grata?

Quando tudo está indo belezinha, nossa primeira atitude é gritar para os quatro cantos que somos gratos a Deus, a vida, família, amigos…mas e quando as coisas não vão tão bem. Você é grato mesmo assim?

Já me deparei em situações onde a minha primeira atitude em relação ao momento que estava vivendo era a reclamação, vitimização e na minha concepção o pior, a desculpa.

Na reclamação podemos citar diversas situações, por exemplo, “ó céus, ó vida, não tenho dinheiro pra nada, é sempre a mesma pindaíba” (planejamento é tudo, conheço pessoas que ganham um salário mínimo e além de conseguir se sustentar ainda Tem uma quirelinha pra dar mais rolê que muita gente – tipo eu assim (sim, preciso me planejar mais kkkk)). Sobre a vitimização pode entrar algo como, “ah eu estou desempregado porque no meu antigo emprego meu chefe não gostava de mim” (e o fulaninho, o que será que fazia? Será que o chefe não tinha motivos? Será que o chefe realmente não gostava ou era só coisa da cabeça dele?. E sobre a desculpa, que pra mim é o pior, ( porque ela nos ilude e não nos deixa enxergar que o errado muitas vezes somos nós e que a mudança tem que partir também de nós) podemos pensar em algo como: ” Eu não estudo/viajo/saio porque não tenho condições.

Em todas as situações difíceis e delicadas do nosso dia dia, será que estamos sabendo apesar de tudo a sermos gratos ou a gratidão serve apenas para os dias de luz e alegria?

Você deve ter pensado: ah mas você está falando isso porque com certeza não teve um momento na qual não viu saída pra uma situação ou não tinha solução pra algum problema. Pode até ser que o meu problema ou aflição não seja um átomo do que é o seu, mas como cada um tem que enfrentar seus monstros, matar um leão por dia e engolir sapos, eu também tenho.

Há um tempo atrás eu estava em um desses momentos, “ó céus, ó vida”, eu parei e decidi agradecer a Deus pelas coisas até então que na minha concepção eram simples. Conforme eu ia falando, eu ia me lembrando de outras coisas, ia revivendo momentos que as vezes na correria do dia eu havia me esquecido e o incrível aconteceu, eu me senti feliz e vi como eu mesmo com todos os meus problemas era abençoada e realmente não tinha motivos pra reclamar, muito pelo contrário, só tinha motivos para agradecer e arrumar uma forma de mudar aquela situação.

É claro que meus problemas não sumiram sozinhos pelo fato de eu agradecer, mas que me deu um novo ânimo e uma nova força, ah isso com certeza deu. Me fez ver as coisas de uma perspectiva diferente e me deu uma clareza pra tentar resolver.

Uma publicação médica feita pela universidade de Harvard, (Harvard Mental Health Letter) diz que existe uma forte relação entre a gratidão e a felicidade, pois ela ajuda as pessoas a serem mais positivas, lidar melhor com os problemas e viver os momentos bons da vida.

Tenho visto exemplos simplesmente extraordinários de gratidão por aí e isso só me enche de força pra que eu seja mais grata ainda. O fato de uma pessoa doente, por exemplo, ser grata por ter mais algumas horas ou dias de vida me faz agradecer sem parar por ser saudável ou até mesmo, alguém que perde um ente querido e conseguir em meio ao sofrimento agradecer por estar vivo e por ter os outros parentes por perto, me faz agradecer por estar bem e ter minha família bem…

Não é você olhar para o problema do outro e pensar que você é melhor do que ele por não estar passando por algo difícil, mas é saber que tem pessoas com problemas muito maiores que o seu e que mesmo assim agradecem. Não é você olhar pra alguém e sentir pena, mas é você sentir orgulho por ver quão forte aquela pessoa é e tentar aprender com ela. Não é você agradecer apenas pelas bençãos, mas também pelas derrotas. Não é você achar que é o centro do mundo e que só os seus problemas importam, é você se compadecer e ajudar o seu próximo mesmo não estando muito bem porque isso também é forma de agradecimento.

Então, vamos praticar?

“Sejam gratos em todas as circunstâncias…” (1Tessalonicenses 5:18a)

😘🙏🏾♥️

Anúncios

4 Replies to “Você é Grato?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: